Platelmintos


                                              Platelmintos
  Surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos, compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados. Também chamados de vermes achatados, possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados). Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas. Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento. As formas de vida livre, aquáticas ou terrestres, são as populares planárias; os platelmintos parasitas mais conhecidos são as tênias e os esquistossomos. 

CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS:

   Seu corpo é formado por três camadas, sendo a primeira delas a epiderme, que é uniestratificada, vindo em seguida duas camadas musculares: a primeira é constituída por músculos circulares, enquanto a segunda, por músculos longitudinais. Esse conjunto de camadas recebe o nome de tubo músculo-dermático de possui a função de locomoção, proteção e como esqueleto.
  Os platelmintos que vivem livres no ambiente possuem uma epiderme ciliada, relacionada com a locomoção desses seres. Nos que parasitam outros seres vivos, há a presença de uma cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, proporcionando resistência aos sucos digestivos dos hospedeiros.
- Sistema circulatório: ausente (o alimento é difundido pelo organismo passando de uma célula para outra);
- Sistema excretor: presente (formado por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, culminando em um poro terminal localizado na região dorsal do animal);
- Sistema respiratório: ausente (as trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio);
- Sistema nervoso: presente (constituído por um par de gânglios cerebrais dispostos na região anterior, irradiando cordões nervosos até a porção posterior);
- Sistema sensorial: presente (através de células fotoreceptoras, os ocelos, esses organismos conseguem se orientar captando energia luminosa).
A reprodução é bem diversificada, existem espécies que se reproduzem assexuadamente por fragmentação, outras sexuadamente com desenvolvimento direto ou indireto (passando por estágio larval).

Imagens de exemplos:













Platelminto da classe Turbellaria. Foto: C.K.Ma / Shutterstock.com

Classes de Platelmintos
·        Turbelários
·        Trematódeos
·        Cestoides

Nenhum comentário:

Postar um comentário