Classe Trematoda


                          Classe Trematoda

  Trematoda do filo Platyhelminthes composta por cerca de 11.000 espécies deendo- e ectoparasitas. Os tremátodes podem infestar uma grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, sendo a escolha do hospedeiro dependente da espécie. Alguns destes organismos causam doenças graves no hospedeiro.
A estrutura e fisiologia dos tremátodes é bastante semelhante à dos organismos da classe Turbellaria. Os tremátodes têm órgãos adesivos orais e ventrais que os fixam ao hospedeiro, do qual sugam tecidos, muco, fluidos e/ou sangue. Aepiderme do tremátode é não ciliada e permite as trocas gasosas da respiração e a eliminação de compostos nitrogenados, ao mesmo tempo que protege dasenzimas segregadas pelo hospedeiro.
Os tremátodes que integram o ser humano no seu ciclo de vida - e que por isso provocam a doenças infecciosas tais como a trematodose - pertencem todos à sub-classe Digenea. Esta é, por sua vez, dividida de acordo com o alvo afetado pelo parasita, que pode ser tecidos, em particular do fígado, ou sangue.
Possuem cutícula protetora na epiderme e não possuem cílios. São hermafroditas, mas o S. mansoni é dióico. A fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecóforo. Fazem fecundação cruzada e interna. Como representante hermafrodita temos aFasciola hepatica, que parasita o fígado de carneiros e eventualmente o ser humano.

Macho e fêmea (na cavidade ventral do macho) de Schistossoma mansoni. Note a ventosa na parte anterior.
 
Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Trematoda
           www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioplatelmintos2.php


Imagem de um exemplo:


Botulus microporus
       Botulus microporus
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Trematoda

Ordens da Classe Trematoda

  • Echinostomida
  • Monopisthocotylea
  • Opisthorchiida
  • Plagiorchiida
  • Polyopisthocotylea
  • Strigeata

Nenhum comentário:

Postar um comentário