Classe Cestoda


                       Classe Cestoda

      E  uma classe do filo Platyhelminthes que se caracterizam pela ausência do sistema digestório. Os alimentos são absorvidos pela pele que têm revestimento semelhante aos dos trematódeosOs adultos habitam o intestino de vertebrados, enquanto as larvas instalam-se em outros hospedeiros. Possuem o corpo dividido em três regiões: escólexcoloProglotes. Fazem parte dessa classe apenas animais endoparasitas obrigatórios. Reúne principalmente as tênias ou solitárias, chamadas desse forma, pois, ao se fixarem ao hospedeiro, liberam substâncias impedindo outras se fixarem. Taenia saginata tem como hospedeiro intermediário o boi, já a Taenia solium evolui até a fase da larva no porco. Elas têm notável preferência por esses hospedeiros intermediários específicos, não admitindo "trocas". Mas ambas concluem a sua evolução no mesmo hospedeiro definitivo — o homem.

ü  Estrutura

As tênias podem atingir, no intestino humano, de 2 a 8 metros de comprimento (Figura 7). O corpo é dividido em 3 partes: cabeça (ou escólex), colar e estróbilo. A cabeça possui ventosas para a fixação, sendo que a Taenia solium apresenta ainda uma região anterior (rostrum) com ganchos, sendo essa a diferença básica entre elas (Figura 8). O colar fica logo abaixo do escólex e origina o estróbilo, maior parte do corpo, apresentando-se formado por centenas de segmentos, os anéis ou proglotes, por estrobilização. Os cestodos não apresentam sistema digestivo, recebendo o alimento já digerido pelo hospedeiro a partir da incorporação pela superfície de seu corpo.



                                                             
                                                                             Figura 7: Taenia solium. Fonte: Biologia para Estudantes.

                                                                     
                                                                       Figura 8: Diferença entre a Taenia solium e Taenia saginata.
                                                                                                       Fonte: Portal São Francisco.
ü  Reprodução

        Em cada proglote existe o sistema reprodutor masculino e o feminino. Esses animais são, portanto, hermafroditas. A fecundação pode ser autofecundação de proglotes diferentes ou de uma mesma proglote. É difícil esperarmos uma fecundação cruzada, pois o termo solitária já indica a presença de apenas um animal, o qual impede a fixação de outro no local. Após a fecundação, o útero enche-se de ovos, dando a proglote o aspecto gravídico (Figura 9). As proglotes gravídicas desprendem-se e são eliminadas com as fezes humanas. 

                                                                                
                                                           Figura 9: Proglotes gravídicas. Fonte: Portal São Francisco.


ü  Ciclo Biológico

Os ovos podem contaminar a água ou os alimentos ese forem ingeridos por bovinos (hospedeiro intermediário das Taenia saginata) e suínos (hospedeiros intermediários dasTaenia solium), irão se alojar na carne desses animais, formando larvas chamadas cistercercos.  
Os cisticercos são vistos a olho nu como pequenas estruturas amarelo-esbranquiçadas, em meio as fibras da carne. Ao comer carne mal cozida de animais infectados, o ser humano ingere cistecercos, que em seu intestino darão origem a tênias adultas, causando a doença teníase. Já a ingestão dos ovos provenientes de frutas e verduras mal lavadas, ocasiona a grave doença cisticercose. Esses ovos dão origem a larvas que perfuram o intestino, caem na circulação sanguínea, indo alojar-se em diferentes pontos do organismos, onde dão origem aos cisticercos. Quando instalados em órgão nobres, como o cérebro, por exemplo, podem provocar sérios transtornos e até mesmo a morte.
A Figura 10 apresenta o ciclo biológico da Taenia saginata e  a Figura 11 mostra o ciclo biológico da Taenia solium.


                                                                    
                                                                                Figura 10: Ciclo biológico da Taenia saginata. Fonte: ReHAgro.



                                                        
                                                               Figura 11: Ciclo biológico da Taenia solium. Fonte: Papo de Estudante.

Fontes: https://sites.google.com/site/omundodosplatelmintos/classe-cestoda
                pt.wikipedia.org/wiki/Cestoda

Ordens da Classe Cestoda

Nenhum comentário:

Postar um comentário