Classe Crinoidea

                                         Classe Crinoidea

É a classe de espécies viventes que manteve a maior quantidade de caracteres primitivos. Sua organização é feita em um disco central ou cálice, que em sua parte inferior é composta e cirros e na parte superior de braços, boca e cone anal. Esta superfície superior é recoberta pelo tégmen, que trata-se da parede do corpo.
Imagem 2 : Esquema de Um lírio-do-mar.
 São representados pelos lírios-do-mar que, apresentam de 5 a 200 braços ramificados que formam pínulas laterais.
Nutrição, locomoção e trocas gasosas e excreção
Fixam no substrato por meio de cirros e alguns usam seus braços como remos. Estes braços quando eretos são usados como uma rede para a captura de alimento como plâncton. Os pódios são pequenos e organizam-se de três em três a partir dos canais laterais e participam do processo de filtração do alimento devido à presença de papilas secretoras de muco e ainda realizam trocas gasosas.
Os lírios do mar sesseis limitam-se a movimentos de extensão e flexão dos braços, sincronizadamente ondulando para cima e para baixo de 5 em 5 nos que possuem 10 braços.
 
Imagem 3: Lirio-do-mar.
Como esta classe não apresenta madreporito sua superfície oral possui varias perfurações ligadas a canais ciliados para a comunicação com o sistema ambulacral e como método indireto para regular a pressão dentro hidráulica do sistema aquífero.
Reproduçao e desenvolvimento
As gônadas também não estão presentes e seu papel é desempenhado por um tecido germinativo na base das pínulas genitais.
Durante a formação dos sacos celômicos o embrião alonga-se e o desenvolvimento prossegue ruma a um estagio larval livre-nadante que tem forma de barril, um tufo apical e varias faixas ciliadas. Depois da larva sedimenta-se ao substrato para sofrer metamorfose e tornar-se um adulto.
Fonte: zoologia-ii-ufes-turma-i.webnode.com/products/echinodermata2/
Ordens da Classe Crinoidea
  • Articulata
  • Bourgueticrinida
  • Comatulida
  • Isocrinida
  • Millecrinida

Nenhum comentário:

Postar um comentário