Classe Anthozoa


                    Classe Anthozoa

     A classe anthozoa possui aproximadamente 6.500 espécies marinhas sésseis; sendo a maior do filo Cnidária. São exclusivamente polipóide Sendo que as anêmonas são solitárias, porém nos Anthozoa predominam as formas coloniais e fixas. Os pólipos da classe Anthozoa diferem dos pólipos de outras classes de Cnidaria em várias características:
A superfície oral expande-se em um disco oral, com boca oval ou em forma de fenda no centro, e tentáculos periféricos ocos;
A boca conduz a uma faringe em forma de tubo. Em um ou dois ângulos da boca e da faringe, forma-se um sulco densamente ciliado o sifonóglifo, que direciona a corrente de água para a cavidade gastrovascular;
são carnívoros, mas muitos são suspensívoros;
a epiderme contém células secretoras de muco usado na alimentação, limpeza e proteção contra dessecação;
a cavidade gastrovascular é dividida em câmaras radiais por septos ou mesentérios longitudinais (dobras da gastroderme e mesogléia da face interna da parede do corpo), no sentido oral aboral;
há mensentérios completos  ou perfeitos (se unem à faringe)  e outros incompletos ou imperfeitos;
cada câmara radial  prolonga-se  em um tentáculo do disco oral e a cavidade gastrovascular;

 Anêmonas e corais são os representantes mais conhecidos dessa classe. As anêmonas são facilmente vistas no nosso litoral, principalmente na maré baixa, sobre rochas emersas ou enterradas na areia por ente as rochas.

Corais Cérebro
A forma de muitos corais é variada. Alguns possuem formato de pequenas árvores, outros lembram grandes penas coloridas e outros, ainda, possuem formato escultural, como é o caso do famoso coral "cérebro", cujo aspecto lembra os sulcos e circunvoluções existentes no cérebro humano.
Os antozoários freqüentemente se reproduzem por brotamento ou fragmentação. A reprodução sexuada envolve a formação e a fusão dos gametas e habitualmente existe uma larva plânula antecedendo a fase adulta.
Como na classe dos antozoários só há a forma pólipo, não existe metagênese. Após a reprodução sexuada dos pólipos, as larvas plânulas se diferenciam diretamente em novos pólipos. A organização dos pólipos dessa classe é mais complexa que nas outras classes.


Anêmonas
Peixe palhaço protegido pela anêmona

               

Fontes: ucbweb2.castelobranco.br/.../corais__caracteristicas_gerais_importacia_p...
            www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario3.php


Ordens da Classe Anthozoa

  • Actiniaria
  • Alcyonacea
  • Antipatharia
  • Ceriantharia
  • Corallimorpharia
  • Gorgonacea
  • Pennatulacea
  • Scleractinia
  • Zoanthidae
  • Conulatae

Um comentário: