Classe Scaphopoda

                                        Classe Scaphopoda

Scaphopoda (do grego skaphe, bote + pous, podos, pé) é uma classe de moluscos marinhos, caracterizada pela presença de uma concha carbonatada em forma de cone e aberta dos dois lados. A maioria das espécies é pequena, as maiores medem 15 cm de comprimento, e tem modo de vida bentónico.
A concha destes organismos é ligeiramente recurvada, lembrando as presas de um elefante, apresenta duas aberturas, uma basal mais larga e a outra terminal bem mais estreita. As partes moles do animal estão confinadas à concha. O pé é alongado, cilíndrico e pontiagudo e usado para cavar, fixando o molusco na areia. Da abertura basal da concha, junto do pé saem vários tentáculos denominados captáculos que funcionam como órgãos tácteis e adesivos, para apreensão de alimentos. Não existe cabeça nem sistema circulatório organizado. Os escafópodes alimentam-se de detritos microscópicos existentes no fundo do oceano e de pequenos organismos como foraminíferos.
Os primeiros registos geológicos da ordem Scaphopoda surgiram no Ordovícico. Esta foi a última classe de moluscos a aparecer.
Os escafópodos são exclusivamente marinhos e a maioria vive enterrada na areia ou lodo. São popularmente conhecidos como concha-dente. Isso porque possuem uma concha cilíndrica que lembra um dente, ou presa. O pé desses animais é musculoso e adaptado a escavar o substrato.
Concha de uma peça, tubular, usualmente afuniliada, aberta em ambas as extremidades; cabeça rudimentar, projetando-se pela abertura maior; cavidade do manto ampla, estendendo-se ao longo de toda a superfície ventral; ctenídios ou olhos ausentes; rádula, probóscide e estilete cristalino presentes; com dois conjuntos de tentáculos contráteis de extremidade livre bulbosa (captáculos) que servem para capturar e manipular presas; coração ausente; pé aproximadamente cilíndrico. 
  • Águas rasas ou profundas;
  • Concha cilíndrica, aberta nas duas extremidades;
  • Pé alongado.
    Locomoção
    Os escafópodes enterram-se verticalmente. Possuem o pé alongado que é projetado para o interior dos substratos menos consistentes, no interior desses substratos a extremidade distal é expandida ajustando-se como o meio de ancoragem com isso a contração dos músculos retratores do pé puxa o animal para o sedimento.
     Alimentação
    São comedores seletivos de deposito, alimenta-se de minúsculas partículas orgânicas que se encontram no sedimento ao redor, o que acarreta na ingestão do próprio sedimento. Dois lobos ladeiam a cabeça, cada um possui muitos tentáculos longos, chamados de captáculos que são alongados para o interior do substrato por batimentos de cílios que se localizam no bulbo terminal, onde partículas orgânicas e microrganismos ficam aderidos a esses bulbos. As partículas pequenas de alimento são transportadas para a boca por cílios presentes ao longo dos captáculos, a rádula é bem desenvolvida arrasta o alimento para dentro da boca macerando-o durante esse processo.
    Excreção e Osmorregulação
    Possuem um único par de nefrídios, que abrem-se próximo ao ânus.
     Circulação e Trocas Gasosas
    Não possuem ctenídeos, coração e cerca de todos os vasos sanguíneos. O que tornou o sistema circulatório reduzido, contendo hemolinfa. As trocas gasosas ocorrem através das faces do manto e corpórea.
     Sistema Nervoso 
    Possuem gânglios bem definidos. Sendo três pares de gânglios grandes que se interconectam e formam um anel nervoso em volta do esôfago. Gânglios cerebrais e pleurais situam-se lateralmente ao esôfago e o par de gânglios pediosos localiza-se ventralmente ao tubo digestivo, anterior ao pé.

Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Scaphopoda
              educacao.uol.com.br/.../moluscos-conheca-as-caracteristicas-desse-filo.ht...
              www.ebah.com.br/content/ABAAAA8mUAA/mollusca
               zoologia-ii-ufes-turma-i.webnode.com/products/mollusca3/

Imagem de um exemplo:
Antalis vulgaris
Antalis vulgaris
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Scaphopoda

Ordens da Classe Scaphopoda

3 comentários: